Pesquisa

Lição 1ª - Atos - A Ação do Espírito Santo Através da Igreja

O comentarista dessa  lição de abertura da nova revista é o nosso irmão Flávio.




Escrito por Flávio José Pereira, professor da classe dos senhores





INTRODUÇÃO



Estamos comentando a primeira lição do primeiro trimestre de 2011, com certeza vamos nos alimentar da palavra de Deus, com o livro dos Atos dos apóstolos, e a operação do Espírito Santo, vamos juntos viajar na história da Igreja nos seus primeiros passos, ver os milagres de Deus através dos apóstolos e conhecer os personagens que marcaram história da Igreja.



AUTORIA


O autor do livro de Atos é o medico Lucas, ele escreveu entre os anos 62 a 64 d.C provavelmente. Lucas, que talvez seja um apelido carinhoso para o nome de Lúcio, foi um dos líderes da Igreja primitiva e acompanhou Paulo em várias viagens missionárias (Atos 16.10-17; 20.5 a 21.18; 27.1 a 28.16). Ambos eram amigos, e o apoio de Lucas foi um encorajamento para o apóstolo.


Tradicionalmente, Lucas é considerado o “médico amado” (Colossenses 4.14), e algumas faculdades católicas de medicina o homenageiam nas comemorações do dia de São Lucas. Existem, entretanto, apenas três referências específicas a Lucas no Novo Testamento.


Ao escrever para Filemom, Paulo claramente o mencionou, junto com Marcos, Aristarco e Demas, como “meus cooperadores” (Filemom 24). De acordo com II Timóteo, o apóstolo mencionou com uma atitude de apreciação a presença de Lucas, quando disse: “Só Lucas está comigo” (II Timóteo 4.11).


Desde que seu nome é mencionado numa passagem de Colossenses depois de todos os obreiros judeus, geralmente se conclui que era gentio (Colossenses 4.10-14). O Prólogo Antimarcionita declarava que Lucas era nativo de Antioquia da Síria, que jamais se casou e morreu em Boeotia (um distrito da Grécia antiga), com 84 anos de idade.


Alguns reforçam esta hipótese, ao mencionar suas referências detalhadas sobre Antioquia em Atos 6.5; 11.19-27; 13.1; 14.26; 15.22-35, qualquer que seja o caso, Lucas era um discípulo dedicado e demonstrou grande interesse pela formação e pelo desenvolvimento da Igreja.



TEMA


O tema “Atos dos Apóstolos”, passou a ser denominado assim, após metade do século 2º de nossa era. Seu propósito foi [descrever] como se estabeleceu a Igreja de Jesus nos seus primeiros dias. Sua inauguração, crescimento, seu desligamento dos quadros, do judaísmo e sua expansão em todos os recantos do mundo conhecido então.



O CONTEÚDO DE ATOS DOS APÓSTOLOS


No inicio do livro vemos a escolha do apóstolo que substituiria o Judas Iscariotes, o escolhido foi Matias. Embora muitas pessoas argumentem que na verdade Paulo é o autêntico substituto, não existe nenhuma indicação disto no livro de Atos, desde que a única vez em que ele é chamado de apóstolo é junto com Barnabé (At 14.4,14), onde o termo tem um significado menos técnico, ou seja, uma pessoa “oficialmente comissionada”.


De fato, a escolha de Matias, conforme registra Lucas em Atos, foi mediante oração e exposição das Escrituras e quando os discipulos obediente mente aguardavam a descida do Espírito Santo. Em Jerusalém, conforme Jesus ordenara. Como a maioria dos doze discípulos, sabemos muito pouco sobre ele, além de sua eleição. E também as nações que foram alcançadas pelo evangelho, as viagens missionárias de Paulo.


A Igreja. Atos revela a origem do poder da igreja e a verdadeira natureza da sua missão. O Espírito Santo. A terceira pessoa da Trindade é mencionada muitas vezes, o batismo no Espírito Santo e o seu ministério outorgam poder, ousadia, santo temor a Deus, sabedoria, direção e dons espirituais.



CONCLUSÃO


A História da Igreja é para mim um ótimo exemplo de perseverança, diante de um começo turbado de muita perseguição, mesmo assim os irmãos perseveravam no parti do pão na comunhão, (Atos 2.42) “e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”. E o poder do Espírito Santo se manifestava gradualmente no meio da sua Igreja, a História de um avivamento que não se viu mais em tal proporção, mas esperamos este avivamento na terra (Joel 2.28). Que você possa ter muito proveito neste trimestre como foi no trimestre anterior, paz do Senhor.

 
 
Quer ver outros comentários do nossoirmão Flávio? Acesse:
 
 
http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/12/licao-13-se-o-meu-povo-orar.html [Se o Meu Povo Orar]
 
 
http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/09/licao-13-missao-profetica-da-igreja.html [A Missão Profética da Igreja"]



http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/08/licao-9-jesus-o-cumprimento-profetico.html ["O Cumprimento Profético do Antigo Pacto"]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/07/licao-5-autenticidade-da-profecia.html ["A Autencidade da Profecia]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/06/licao-10-o-valor-da-temperanca.html ["O valor da Temperança"]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/03/licao-10-defesa-da-autoridade.html ["A Defesa da Autoridade Apostólica de Paulo"]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/01/4-licao-gloria-das-duas-aliancas.html ["A Glória das Duas Alianças"]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/04/2-licao-os-perigos-do-desvio-espiritual.html ["Os perigos do desvio espiritual"]

Comentários