Pesquisa

Lição 12ª - Quando o Crente não Ora

Nessa oportunidade estaremos contando novamente com o comentário do nosso irmão Manassés Almeida.



P.S.: O irmão Manassés já comentou outras vezes nesse blog. Confira:


"João Batista - O Último Profeta do Antigo Testamento" em http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/08/licao-8-joao-batista-o-ultimo-profeta.html


 
“Visões e Revelações do Senhor” em http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/03/licao-12-visoes-e-revelacoes-do-senhor.html


“Chorando aos pés do Senhor” em http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/04/licao-4-chorando-aos-pes-do-senhor.html



P.S. (2): O irmão Manassés também apresenta diariamente na Rádio Boas Novas das 14:00 às 18:00 horas o programa “Altar de Deus”.




Escrito por Manásseis Almeida, professor da classe dos senhores



QUANDO O CRENTE NÃO ORA

Texto áureo Josué. 9.14

Leitura em classe Jonas 1.1-5,11,12,15



INTRODUÇÃO

A oração é o contato direto entre o homem e Deus, quando Jesus pela sua própria carne nos abriu o caminho para Deus e nos deu a liberdade de falarmos diretamente com o Pai. Oração, portanto, é uma conversa direcionada ao Criador. A oração pode ser direcionada a quem pede, pelo próximo ou em agradecimento a Deus. Não orar, portanto, se torna um pecado de não se comunicar com o criador e, conseqüentemente sofrer com as conseqüências de uma vida sem comunhão com Ele.


1- QUANDO O HOMEM ORA, MAS NÃO OBEDECE


Nínive era a capital do império Assírio. Este foi o império mundial por uns 300 anos, (900-612 a.C). Começou sua elevação a potencia universal mais ou menos pela época da divisão do reino judaico, no fim do reinado de Salomão. Pouco a pouco absorveu e destruiu o reino do Norte de Israel.


De modo que Jonas foi chamado por Deus para prolongar a vida da nação inimiga que já procedia ao extermínio de seu povo. Não me admira que Jonas fugisse na direção oposta; foi o receio patriótico de uma máquina militar, brutal e implacável, que estava acometendo o povo de Deus. Jonas era natural de gate-Hefer, pequena aldeia de Zebulom, na Galiléia hoje chamada Meshad.


1.1 – Jonas foge da presença de Deus.


Tudo que Jonas queria era a Destruição da cidade construída por Ninrode, Nínive.


Os Assírios eram conhecidos por sua crueldade, por amontoar crânios humanos, tirar a pele de escravos ainda vivos e outras barbáries. Jonas conhecendo as atrocidades cometidas por esse povo se nega a levar as boas novas, como ele mesmo frisou dizendo a Deus “Ah! Senhor! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me previni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus piedoso e misericordioso, longânimo e grande em benignidade e que te arrependes do mal” (Jonas 4.2)


1.2 – Jonas é jogado ao mar.


Jonas tinha plena consciência de seu erro, da sua desobediência a voz de Deus. Não entendia entendendo porque Deus queria salvar um povo pecaminoso, digo não entendia entendendo, pois, ele mesmo sabia que Deus era misericordioso para salvar aquele povo.


Os pobres navegantes oravam ao deus do mar, do vento, da tempestade, faziam jejum e nada da tempestade passar, jogavam o que podiam ao mar para aliviar o barco, mas nunca iriam entender que tudo aquilo era porque um homem havia desobedecido à voz de Deus! Jonas consciente de tudo confessou: Eu sou o problema! Joguem-me ao mar e tudo se fará bonança. Mesmo sem entender aqueles homens apelam para as últimas conseqüências, lançar o estranho ao mar; e não é que deu certo? Tudo se fez bonança!


O problema do navio não eram os pagãos não! Era o profeta!!!!!!!!



2. DEIXANDO DE BUSCAR A DIREÇÃO DE DEUS


A nossa lição nos traz belos exemplos de grandes homens de Deus que por não buscarem ao Senhor em momentos de decisão ou de fraqueza caíram em laços de amargura e levaram toda nação ao erro ou a derrota. Josué diante dos gibionitas foi enganado por estes, Davi por não vigiar cometeu adultério e assassinato, Sara dá conselhos a Deus e quebra a cara.


Mas o exemplo que mais me chama atenção é a história do profeta jovem e o profeta velho em I Reis 13. Conta-nos a história que um profeta jovem de Judá veio a Betel, profetizar contra o rei Jeroboão contra o altar de modo que o rei se irou e estendeu a mão contra o profeta, mas a mão que estendera secou e não podia tornar a trazer a si, o rei clama ao homem de Deus, o homem ora e a mão do rei é restituída, o rei tenta honrá-lo presenteando-o, porém ele fielmente se nega, e ainda diz: Nem se me desses a metade do reino não iria contigo nem comeria nem beberia, pois assim me ordenou o Senhor.


Então se foi o jovem profeta por outro caminho como o Senhor lhe ordenara. Porém a notícia dessa visita se espalhou e chegou aos ouvidos de um profeta velho que foi atrás do homem e mentindo disse que o Senhor o havia dito que ele voltasse e comesse com ele, pois também era homem de Deus, o jovem profeta aceita a suposta profecia, volta come, bebe, aí acontece o inesperado, o homem que mentira horas antes agora é usado verdadeiramente por Deus e diz: “VISTO QUE FOSTE REBELDE A VOZ DO SENHOR E NÃO GUARDASTE O MANDAMENTO QUE O SENHOR, TEU DEUS, TE MANDARA...O TEU CADÁVER NÃO ENTRARÁ NO SEPULCRO DE TEUS PAIS...FOI-SE, POIS, E UM LEAO O ENCONTROU NO CAMINHO E O MATOU” (...) (I Reis 13. 20-24). Quando não oramos somos levados a todo vento de doutrina, de engano, dos “pseudos santos profetas”!




3. BUSCANTO CONSELHOS EM OUTRO LUGAR



Acazias, Saul, Roboão são exemplos do que não devemos fazer. Precisamos estar sempre vigiando em oração para não cairmos em tentação, como disse nosso Senhor.


Ezequias quando se viu em aperto por Senaqueribe buscou conselhos ao homem de Deus o profeta Isaías e juntos oraram ao Deus de Israel que os livrou das garras da temida Assíria, e no acampamento estavam 185 mil cadáveres daqueles que foram destruídos pelo anjo do Senhor.



CONCLUSÃO


Jesus era homem e Deus, nem por isso deixou de orar, sempre esteve em oração a sós com o pai, muitos dizem que era pra nos dar exemplo, concordo, mas muito mais que exemplo Ele tinha prazer de estar em oração constantemente com o criador. Sejamos como ele, orar sempre e nunca desfalecer!

Comentários