Pesquisa

LIÇÃO 1ª- QUANDO A CRISE MOSTRA A SUA FACE



Nessa oportunidade estaremos lendo mais um bom comentário da nossa irmã Josefa. Espero que vocês sejam abençoados pelo estudo dessa lição.



Escrito pela irmã Josefa, professora da classe das senhoras


NEEMIAS

Neemias era filho de Hacalias e irmão de Hanani e foi nomeado governador em Jerusalém. O próprio Neemias ocupou posições elevadas durante o reinado do imperador persa Artaxerxes (464 a 424 a.C). Era chamado de “copeiro do rei”, cargo de confiança que envolvia a tarefa de provar o vinho antes de o rei beber, para garantir o seu não envenenamento.

Geralmente os copeiros eram eunucos, embora não se tenha certeza se este era o caso de Neemias. De qualquer maneira, estava numa posição suficientemente próxima do rei, o que lhe garantia falar livremente com ele quando precisava. Como resultado de seu relacionamento com Artaxerxes, Neemias tornou-se o instrumento em prol da reconstrução dos muros de Jerusalém e da reforma civil, no período pós-exílico.


O LIVRO


O aspecto fundamental deste livro é histórico, foram escritos para completar a historia de Israel, registrada em Crônicas desde o começo até o cativeiro de 586. A historia da volta de Israel do exílio era necessário para demonstrar ao povo que a aliança estava sendo mantida pelo Senhor ao cumprir-se a promessa da volta e a disposição de perseverança de Neemias com respeito ao que Deus lhe havia colocado no seu coração e na sua mente.


Esdras usou os registros pessoas de Neemias (Ne 1.1-7.73) para documentar a reconstrução do muro de Jerusalém, incluindo a data exata do decreto do rei: “no mês de nisã do vigésimo do rei Artaxerxes”.


O livro mostra como Deus usou uma pessoa leiga, mas interessada, para assentar os blocos do muro de Jerusalém a fim de que houvesse proteção aos remanescentes e ao templo reconstruído, bem como defesa contra as incursões do comercialismo e da cultura pagã, que tinha a tendência de enfraquecer a pureza divina.


A data do decreto para a reconstrução do muro também forneceu a data exata em que deveriam começar as “setenta semanas” de Daniel. Dessa maneira, as datas destes dois livros dão encorajamento quando à profecia passada (comprimento dos setenta anos de Jeremias) e quanto ao inicio da profecia futura (comprimento da setenta semanas de Daniel).


A OPOSIÇÃO


Neemias enfrentou muita oposição no trabalho de reconstrução dos muros de Jerusalém. A resistência surgiu das nações vizinhas, de dentro da própria comunidade judaica e novamente dos povos que viviam ao redor. Primeiro foram os governadores das propícias adjacentes que causaram problemas a Neemias.


Sambalate, governador de Samaria, e Tobias, de Amom, zombaram do homem de Deus e de seus trabalhadores. Também levantaram a acusação politicamente graves de que Neemias se rebelara contra Artaxerxes (Ne 2.10,19,20).


O servo do Senhor resistiu aos esforços deles para desanimá-lo por meio da oração e do trabalho cada vez mais árduo (Ne 4.4-6). Depois que os ataques verbais falharam, Sambalate e Tobias planejaram utilizar a força (Ne 4.8). mesmo assim, Neemias orou e preparou seus trabalhadores para se defender.


A segunda onda de resistência veio de dentro da comunidade judaica. Muitas pessoas reclamaram que eram maltratadas pelos ricos. A usura era um hábito muito difundido em Judá. Neemias acabou com essa prática (Ne 5.1-13).


AS REFORMAS


Neemias não se preocupou apenas com a reconstrução dos muros de Jerusalém; devotou-se também às reformas religiosas de Judá. Com a assistência do escriba Esdras, renovou o compromisso da comunidade pós-exílica para com o Senhor.


As reformas aconteceram em várias áreas. Neemias nomeou oficiais para liderar o povo. Providenciou para que todos fossem ensinados na Lei de Moisés. Supervisionou a leitura da Palavra de Deus durante a Festa dos Tarbenáculos, quando o povo prometeu não se envolver mais com casamentos mistos, guardar o sábado e apoiar os serviços do templo (Ne 8 a 10).


CONCLUSÃO


A completa confiança de Neemias em Deus e seu humilde pedido, devem incentivar-nos a desenvolver uma atitude similar de devoção e dependência de Deus. Note como suas orações glorificavam a Deus, indicavam o reconhecimento dos seus pecados do seu povo e de se próprio. Que este zelo era fonte de força para o povo e Neemias mostrou grande confiança na Palavra de Deus.


Comentários