Pesquisa

LIÇÃO 3ª- APREDENDO COM AS PORTAS DE JERUSALÉM

ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO PROFESSOR DA CLASSE DOS SENHORES O IRMÃ FLÁVIO JOSÉ

INTRODUÇÃO


Do hebraico “dal, délet, as’ar e do grego thyra e pyfê, pylõn,” a palavra porta significa uma abertura que permite a entrada e a saída das pessoas de uma casa, um edifício, ou de uma cidade. Portas falam de decisões, vontade, escolha. A Bíblia menciona vários tipos de portas, a porta da morte (Jó 38.17), a porta de esperança (Os 2.15), a porta estreita (Lc 13.24), a porta das ovelhas (Jo 10.7), a porta da Fé (At 14.27), a porta eficaz (1 Co 16.9), as portas do inferno (Mt 16.18), a porta da Palavra (Cl 4.3).


Segundo a Bíblia, as portas comumente utilizadas naqueles dias eram de bronze. (Sl 107; 15,16), de ferro (At 12;10), e de madeira (Ne 3;6). As portas da cidade eram os lugares de maior afluência do povo, para conversas, passatempos, ou negócios (Pv 31;23; Jó 29;7; Am 5; 10-12), processos judiciais (Dt 17;5) e leitura da Lei de Deus (Ne 8;1-3).


Como não havia praças nas antigas cidades da Palestina, o povo se concentrava junto às portas, que começaram, desde então, a ser sinônimo de lugar publico, assim como as ágoras da Grécia, ou o fórum Romano. Na ocasião das guerras, a guarnição de defesa era redobrada junto às portas; pois quando se conquistavam as portas era sinal de que a cidade fora subjugada.


JERUSALÉM


A mais famosa cidade do mundo, a sua historia retrocede aos dias de Abraão quando do seu encontro com Melquisedeque, sacerdote de Salém, ocasião em que o patriarca lhe deu os dízimos dos despojos da guerra contra os monarcas caldeus (Gn. 14.1-20). A antiga Salém de Melquisedeque foi escolhida desde o limiar da história para ser nela realizada a redenção.


Para os judeus era ela a cidade do grande rei (Sl. 48.2), a cidade santa (Js. 52.1). O Salmo 122 nos dá ideia do que significa Jerusalém para as “tribos do Senhor”. No cativeiro babilônico os judeus assumiram um compromisso moral com Deus de nunca se esquecerem de Jerusalém (Sl. 137.5,6). ”Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha destra da sua destreza. Apegue-se-me a língua ao paladar se me não lembrar de ti, se não preferir Jerusalém a minha maior alegria”.


AS PORTAS DE SIÃO


Continuamente reconstruída sobre as suas próprias ruínas, Jerusalém permanece hoje como a cidade eterna do mundo, e comparada à nova Jerusalém, que marcará a consumação dos séculos. Em Apocalipse este escrito “E tinha um grande e alto muro com doze portas, e, nas portas, doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel” (Ap.21.12).


Os muros e a forma que Jerusalém tem hoje são da época dos turcos otomanos. O sultão Suleiman II, o magnífico, em 1542 construiu os muros que ainda hoje cercam a cidade velha. Das doze portas do período bíblico, hoje existem apenas oito portas, porém com outros nomes (PORTA NOVA, PORTA DE DAMASCO, PORTA DE HERODES, PORTA DE SANTO ESTEVÃO, PORTA DOURADA, PORTA DE SIÃO, PORTA DOS MOUROS E PORTA DE JAFA).


AS PORTAS DE JERUSALÉM


A Bíblia Sagrada, quando trata a respeito da reconstrução dos muros de Jerusalém, no A.T no livro de Neemias menciona as doze portas da cidade com os seus primitivos nomes:


1- PORTA DO GADO

2- PORTA DO PEIXE (Porta de Damasco)

3- PORTA VELHA (Porta de Jafa)

4- PORTA DO VALE

5- PORTA DO MONTURO

6- PORTA DA FONTE

7- PORTA DO CÁRCERE

8- PORTA DAS ÁGUAS

9- PORTA DOS CAVALOS

10- PORTA ORIENTAL

11- PORTA DE MIFCADE (da Atribuição)

12- PORTA DE EFRAIM


De tudo que era mui querido para o Senhor, nada mais do que a sua cidade e as suas portas (Sl. 87;2,3; 147;12,13). Se for importante para Deus, deve ser igualmente importante para a igreja! Os judeus e os cristãos são convidados a orar pela paz de Jerusalém sob promessa de prosperidade aos que a amarem! (Sl. 122,6).


NOMES, SÍMBOLOS, PROPÓSITOS ESPIRITUAIS.


1) A Porta do Gado (Ne. 3.1)

“E levantou-se Eliasiba, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes e edificaram a porta do gado, a qual a consagraram...” A porta do gado simbolizava consagração, mais tarde recebeu o nome de porta das ovelhas. Ficava nas proximidades do templo, e do tanque de Betesda.


Por essa porta passavam ou nela permaneciam os animais que deveriam ser oferecidos como sacrifício pelos pecados do povo, de acordo com as exigências da Lei de Moisés. Sob o ponto de vista espiritual era a porta mais importante, pois de nenhuma outra a Bíblia diz que foi consagrada, somente esta! É a porta de encontro com o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! (Jo. 10;7,9; Sl. 23; 1,2).


2) A Porta dos Peixe (Ne. 3.3)


“E a porta do Peixe edificaram os filhos de Senaa, a qual emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos”. É a porta dos pescadores, porta da dedicação profética; fala-nos de crescimento reprodução. Lembra-nos dos pescadores do mar da Galileia chamados por Deus para serem seus discípulos, tornando-se então, pescadores de homens (Mt. 4;18-22).


3) A Porta Velha (Ne.3.6)


“E a porta velha, repararam-na, Jeoiada, filho de Paséia; e Mesulão, filho de Besodéias; estes a emadeiraram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos” A porta velha simbolizava a tradição e a história falada dos hebreus, o tesouro antigo, acerca das gerações de sua origem. No sentido espiritual, de modo figurado, indica-nos hoje, a necessidade do desapego e libertação do passado (2 Co. 5.17; Ef.4.22-24 e Fp, 3.13,14)


4) A Porta do Vale (Ne. 3.13)


“E de noite sai pela porta do vale, para a banda da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplai os muros de Jerusalém”. A porta do vale reparou-a Hanum e os moradores de Zanda; estes a edificaram, e lhes levantaram as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos. Esta porta era onde passavam os esgotos, as águas que se projetavam no vale do Cedrom.


5) A Porta do Monturo (Ne 3.14)


“E a Porta do Monturo, reparou-a Malquias, filho de Recabe, maioral do distrito de Bete-Haquerém; este a edificou e lhe levantou as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos”. A porta do monturo era por onde se processava a remoção do lixo. Essas portas representavam a limpeza que deveria haver na cidade de Deus. Por elas saiam todas as impurezas, como que a indicar que a cidade santa deveria estar sempre limpa, assim como o nosso coração deve estar! (Tg. 4.8; 2Tm. 2.21; 1Jo. 3.2,3 e Mt.5,8).


6) A Porta da Fonte (Ne.3.15)


“E a porta da fonte reparou-a Salum, filho de Col-Hozé, maioral do distrito de Mizpa...” A porta da fonte simbolizava a benção divina constante a brotar na nascente. Essa porta ficava ao sul de Jerusalém perto da fonte de Siloé, onde o cego de nascença foi curado por Jesus! (Jo 9.10,11).


Espiritualmente simbolizava a realidade dos milagres dos evangelhos profetizados por Isaias (Is 61.1; Lc 4.18,19) e realizados por Jesus; poder este delegado para a igreja para a dispensação da graça (Lc 10.19; Mc 16.17).


7) A Porta do Pátio do Cárcere (Ne 3.25)


“Palal, filho de Uzai, reparou defronte da esquina e a torre que sai da casa real superior, que está junto ao pátio da prisão”. Neste pátio o profeta Jeremias esteve preso (Jr 32.2; 33.1; 37.21). Espiritualmente simboliza “as cadeias” ou “prisões” que imobiliza o pecador, ou até mesmo o crente que se descuida da vigilância (Jo 8..32,36; Sl 107.13,14). As prisões podem ser quebradas pelo poder de Deus (At 16.26).


8) A Porta das Águas (Ne.3.26)


Ora os netinins habitavam em Ofel, até defrote da porta das águas, para o oriente, e até a torre alta”. Esta porta proporcionava suprimento de água para a cidade. A água no oriente está entre os elementos mais necessário e mais desejável; uma fonte, um poço, um rio, um lago, e até as águas das chuvas, eram considerados e estimados como benção de Deus nas terras áridas.


A porta das águas, portanto, tinha significação elevada naqueles dias (Sl 65.9-13).espiritualmente, esta porta simboliza as águas da Palavra de Deus e do Espríto Santo que devem regar continuamente o arraial dos santos, a igreja do Senhor (Sl.61.3; Is 44.3; Jo.3.5; 4.14; 7.37-39).


9) A Porta dos Cavalos (Ne 3.28)


“Desde a porta dos cavalos repararam os sacerdotes, cada um defronte da sua casa”. A palavra “cavalo” indicava, naqueles dias, atividades e lutas. Naqueles dias, os cavalos eram peças essenciais nas guerras, sem os quais os carros não poderiam andar. Os cavalos simbolizavam as guerras, as batalhas, as lutas, enfim, as conquistas dos povos.


Espiritualmente, traz-nos à lembrança o imensurável amor de Deus que deu o seu unigênito Filho para levar sobre si as nossas cargas de pecado, de doenças, de possessões (Jo 3.16; Is 53.4; Mt 11.18,29; Gl 6.2 e 1Pe 5.7).


10) A Porta Oriental (Ne 3.29)


“... E depois dele reparou Semaías, filho de Secanías, guarda da porta oriental”. Acredita-se que esta é a porta pela qual Jesus entrou em Jerusalém, e que hoje se encontra lacrada! Espera-se que o Messias entre por ela em sua segunda vinda. (Ez 44.2)-“E disse-me o Senhor: Esta porta estará fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso estará fechada”.


Na simbologia espiritual esta porta representa a volta de Jesus; o eminente arrebatamento dos salvos! Esta porta deve estar aberta na vinda da igreja, cuja oração de ser: (Ap 22.20) “Aquele que testifica estas coisas diz: certamente cedo venho, Amém. Ora vem, Senhor


Jesus”.(1Ts 5.23) ‘ E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.


11) A Porta de Mifcade [Atribuição] (Ne 3.31)


“Depois dele reparou Malquias, filho dum ourives, até à casa dos netiníns e mercadores defronte da porta de Mifcade, e até a câmara do canto”. A porta da atribuição, no aspecto espiritual, nos fala da “comissão divina” da definição de atribuições ao seu povo!


a) Israel deveria ser um reino sacerdotal (Ex 19.6)

b) A igreja deveria ser um sacerdócio real (1Pe 2.9)

A grande comissão do Senhor Jesus para seus discípulos nós encontramos nos Evangelhos (Mt 28.18-20; Mc 16.15)


12) A Porta de Efraim (Ne 8.16)


“Saiu, pois, o povo, e de tudo trouxeram, e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, e nos seus pátios, e nos átrios da casa de Deus, e na praça da porta das águas, e na porta de Efraim”. Era o segundo filho de José, mas recebeu a bênção de Jacó como se fora o primogênito. Efraim significa “fruto dobrado”. Porção dobrada da herança era um direito de primogenitura (Hb 12.12; Zc 9.12).


CONCLUSÃO


Como se vê, apesar de quase desconhecidos pela maioria daqueles que possuem um exemplar da Bíblia, o livro de Deus registra esses nomes focalizados, nomes esquecidos, mas nomes históricos, reais, simbólicos, mas ricos em tradição. As doze portas monumentais da Jerusalém celestial, da nova Jerusalém, não têm um significado de defesa, já que a paz é absoluta e as portas permanecerão sempre abertas, pois sua finalidade é exaltar a magnificência da imagem da cidade eterna! Sabendo que o inferno já mais prevalecera contra as portas da igreja do Senhor. Nos é que devemos manter a porta do nosso coração aberta para o Senhor operar em nossas vidas, para entrarmos em Jerusalém pelas portas da cidade santa.


Comentários