Pesquisa

Lição 5ª - A Conspiração dos Inimigos Contra Neemias




Quase nunca eu tenho tempo para postar no blog por causa do corre-corre dos diversos compromissos, dentre eles as provas e os fichamentos para Faculdade. Flávio é que de maneira competente toca essa obra. Mas quando eu tenho tempo faço sempre questão de publicar os comentários dos nossos professores, por que a tarefa de edição te ajuda muito a estudar (e apreciar) o texto com o cuidado. Dessa feita temos a alegria de contar com o comentário sucinto e incisivo do nosso irmão Manassés Almeida. Espero que vocês sejam abençoados com essa leitura.





Escrito por Manásseis Almeida, professor da classe dos senhores


A conspiração dos inimigos contra Neemias





TEXTO ÁUREO:

“Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?” (Neemias 6.3b).



LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
Neemias 6.1-9.






INTRODUÇÃO: Gostaria de iniciar este simples comentário citando o que diz Paulo escrevendo aos Efésios no Cap. 6 v 12:


Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.


O império persa possuía uma organização político-administrativa que consistia em dividir o seu território em várias regiões (províncias) para facilitar a administração do império. Era dividido da seguinte forma: Rei, sátrapas (administradores e governadores das satrapias.


Havia disputas internas e brigas entre províncias, porém o governo não se intrometia nas questões rivais das províncias desde que os impostos fossem pagos. Este é apenas um relampejo do contexto histórico no tempo de Neemias, nesta época Jerusalém se encontrava destruída, seus muros arruinados, suas portas queimadas e um completo abandono e miséria do povo que ali ficou.



I. A FALSIDADE DOS ADVERSÁRIOS





Comecei citando o texto de Efésios 6,12 porque a história de Neemias e a obra por ele empregada em Jerusalém retrata a nossa luta espiritual. Quando focamos uma meta em nossa vida espiritual encontramos obstáculos de onde menos esperamos.


Ao ouvir que os muros iriam ser reedificados e que Neemias havia juntado muita gente para esta grande obra, Sambalate, o horonita, Tobias o amonita e Gesém o arábio se arderam em ira por causa desta obra. O que nos chama à atenção é a falsidade e sutileza dos inimigos daquela obra, ao ponto de convidar Neemias e o povo para uma "festa":


Sambalate e Gesém enviaram a dizer: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal.(Neemias 6,2).





Por isso precisamos cada momento estar atentos as investidas do inimigo, que como no Éden conseguiu ludibriar a mulher, invertendo o que Deus havia estabelecido. Precisamos ser firmes no que estamos focados, de modo a não dar ouvidos aos convites e armadilhas como disse Neemias:


"Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco"?



II. SUBORNO E FALSA PROFECIA


Levado pelo suborno, Semaías tudo fez para desviar o objetivo de Neemias: "E percebi que não era Deus quem o enviara; mas esta profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram" (Neemias 6.12.). No entanto, os juízos divinos para os tais que assim se conduzem, diz a palavra: "Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR" (Jeremias 23.32).






CONCLUSÃO



Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos (II Timóteo 3.1). Esta foi a palavra do Apóstolo Paulo a seu filho na fé Timóteo. Assim como foi nos dias de Neemias e de Paulo assim é em nossos dias. Muitas são as investidas do inimigo  para desfazer a obra que intentamos fazer, muitas são as ciladas do adversário para que paremos a obra e deixemos de edificar os muros da nossa vida espiritual, mas como Neemias falou, falemos nós: "estamos fazendo uma grande obra de modo que não podemos parar" não podemos perder tempo com convites, conversas e profecias enganosas.


Nesta nossa obra temos o auxilio miraculoso do nosso Senhor Jesus, que como nos dias de Neemias ajudou a reedificar os muros em tempo recorde, Ele também nos auxiliará a alcançar nossos objetivos. Portanto lutemos! Unamo-nos! E
Estejamos firmes e constantes na obra do Senhor sabendo que o nosso trabalho não é vão no Senhor!



Comentários