Pesquisa

LIÇÃO 2ª - LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE


ESTE COMENTÁRIO FOI ESCRITO PELO NOSSO IRMÃO CARLOS ANTONIO DE SOUZA, PROFESSOR DA CLASSE DAS SENHORAS.



INTRODUÇÃO


Estudaremos nesta lição um homem que teve uma capacidade extraordinária de liderança. Seu patriotismo, sua abnegação, dependência de Deus e disposição para orar e trabalhar fez de “Neemias” um dos mais notáveis líderes do A.T.


LIDERAR



Liderança é a habilidade para influenciar pessoas e canalizar seus esforços para atingirem objetivos. O bom líder consegue motivar e inspirar pessoas desanimadas e desmoralizadas (2Cr 15.7) “mas quanto a vós esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos, pois a vossa obra terá uma recompensa”. Quando falamos em desânimo, quero dizer que exercer uma liderança em época de crise não é nada fácil.



Moisés a exemplo de Neemias encontrou muita dificuldade para liderar Israel quando foi liberto do cativeiro no Egito. O povo rebelde quando se viu em situação de perigo lembrou-se rapidamente do Egito. (Ex 14.11) “E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, que nos tens tirado do Egito”



Uma das características principais de um líder é a visão, sem ela Neemias não poderia executar uma tarefa tão árdua em circunstâncias tão difíceis, nem tão poucas Noé teria construído a arca, Paulo não teria alcançado o mundo gentio, nem John Wesley teria evangelizado o reino Unido.



Neemias enxergou além da crise (Ne 2.18) “então, lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito. Então, disseram: levantemo-nos e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem”.



Outras características podem ser vistas em Neemias: PATRIOTISMO (Ne 2.18); DEVOÇÃO (Ne 1.5-11; 4.4,5,9); Fé (Ne 2.20; 4.14) DELIGÊNCIA (Ne 4.21-23; 6.3) HABILIDADE PARA GUIAR (Ne 4.13-20) ZELO NA REFORMA (Ne 5.13; 15.31). Muitas pessoas confunde liderança com arbitrariedade, devemos a exemplo deste servo de Deus motivar as pessoas a trabalharem em equipe e não afasta La do redil (1 Pe 5.2).



Neemias mostra a sua capacidade como líder, quando organiza, reúne, anima e escala aqueles que ao seu lado seriam os grandes responsáveis por esta obra. O líder não pode fazer tudo sozinho, quando mais cresce a obra, mais complexa se torna exigindo maior organização e participação de outras pessoas (Ne 3.1ss).



CONCLUSÃO



Uma das características que tem marcado a igreja de Jesus Cristo na terra é que em momentos de crise ela tem se destacado e se reabilitado. Que Deus possa levantar cada vez mais homens como Neemias.

AMÉM!


Comentários