Pesquisa

Lição 6ª - A Importância da disciplina na Igreja

Novamente com muita alegria estaremos contado com o comentário do dirigente de nossa Escola Dominical em Pereira Carneiro 1, o nosso diácono Gilvan Gomes. Espero que Deus use o seu comentário para nos ensinar a Sua Palavra e nos abençoar por ela.



 Escrito por Gilvan Gomes, dirigente da Escola Dominical em Pereira Carneiro 1  


Eu desejo saudar  a todos com a paz do Senhor Jesus Cristo, e dizer-lhes que para mim  constitui-se um grande privilégio comentar esta maravilhosa lição, que por sinal, é de suma importância para a igreja contemporânea.





INTRODUÇÃO

Amados, não é muito fácil falar sobre o tema "A importância da disciplina na igreja", pois é doloroso tanto para quem aplica a disciplina quanto para quem é disciplinado (corrigido) (Hebreus. 12.11). Conheci pessoas que adoeciam quando aplicavam uma correção nos filhos, ora a própria Bíblia nos dá  suporte para tal, desde que seja com amor (Provérbios 29.15; 23. 12-14).






Na presente lição estaremos estudando acerca do valor da disciplina na igreja que traz a memória alguns personagens bíblicos que foram disciplinados pelo próprio Deus: Ananias e Safira, Acã, mas afinal o que é a Disciplina?



A palavra Disciplina vem do original grego e quer dizer: “Uma mente sã”. Assim disciplina quer dizer concertar os pensamentos da pessoa que não esta  pensando certo, de forma a corrigir a sua atitude e coloca-la no caminho certo.


Queridos Deus quer que seus filhos pensem e ajam de acordo com sua palavra, devemos deixar bem claro que o elemento principal na disciplina não é o castigo. Geralmente este processo traz tristeza e dor, porém‚ depois que a lição é entendida traz alegria e frutos pacíficos (Hebreus 12.11).




Encontramos desde Gênesis ao Apocalipse o nosso Deus como  um Deus de ordem, e ele não permite que nada fuja do que ele pré-estabeleceu pelo seu glorioso poder, a Bíblia descreve pelo menos três tipos de disciplina:

* Disciplina Divina, onde Deus mesmo corrige os seus filhos pessoalmente (Atos 5.1-11);


* Disciplina Própria, onde nós mesmos corrigimos as nossas atitudes erradas (I Coríntios 11.31);


* Disciplina no lar, onde os pais corrigem seus filhos ( Efésios 6.4).




Por que a disciplina na igreja é necessária? Há  três razões principais:

(a) Infelizmente nem sempre usamos a disciplina própria nas nossas vidas. Às vezes, por falta de conhecimento da palavra de Deus, ou por falta de cuidado em obedecer ao que temos aprendido caímos em pecado. Assim a disciplina da igreja chama a atenção do pecador ao seu caminho errado e o ajuda a deixar o pecado e ser restaurado à ordem de Deus.


(b) Se o pecador não for corrigido com certeza outros também vão cair no mesmo erro: “não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda”? ( I Coríntios 5.6: Gálatas 5.9). A disciplina é necessária para ensinar aos outros sobre a necessidade de santidade na igreja (Atos 5.11).

(c) Deus não pode abençoar seu povo coletivamente quando há  pecado no meio [dele]. Acã causou prejuízo para todo o povo de Israel quando pecou (veja Josué 7). A disciplina purifica a igreja na presença de Deus.




Gostaria muito de poder continuar comentando um pouco mais  sobre este abençoado tema. [O qual] ainda traz:




Quem aplica a disciplina na igreja?


Resposta:


Eu repreendo [Jesus Cristo] e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te (Apocalipse 3.19).

Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo (I Coríntios 11.32).




Quando deve ser aplicada a disciplina?


R- quando houver certeza dos fatos?


Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça (João 7.24).

Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas. Quanto aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam (I Timóteo 5.19-20)




Quais são os casos que precisam de uma disciplina mais rigorosa? (separação da comunhão [, por exemplo.]).

R: pelo menos três são [os casos] considerados gravíssimos.



( I ) Recusar e reconhecer os erros de ofensa a outro irmão (Mateus 18.15-17);



(II) Quando houver prova de atos cometidos.


Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais (I Coríntios 5.11).


(III) Blasfêmia


E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem (I Timóteo 1.20).

Obs.: a expressão entregue a satanás quer dizer desligar da comunhão com a igreja.



Que o Senhor continue nos abençoando em nome de Jesus.  



Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (Apocalipse 3.11).


P.S.: O irmão Gilvan já comentou lição em nosso blog anteriormente, veja:







Comentários