Pesquisa

Lição 9ª - A Conversão de Paulo

Mais uma vez temos a enorme satisfação de contar com um comentário do nosso irmão Carlos. Espero que o seu comentário seja instrumento de bençãos nas nossas vidas.



Escrito por Carlos Antonio de Souza, professor da classe dos jovens 



Introdução:



A vida do apóstolo Paulo é um grande exemplo do poder de Deus e da sua soberania. Na nossa visão humana e terrena seria impossível a salvação e conversão de um homem cujo propósito foi durante muito tempo a destruição e perseguição da igreja do Senhor, porém o mesmo Jesus que apareceu a Saulo no caminho de Damasco nos abre os olhos espirituais para ver que “As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus (Lucas 18:27)".


Saulo nasceu em Tarso, capital da Cilícia, parte oriental da Ásia Menor, residência do governo da província, que notabilizou-se pelas suas escolas superiores as quais rivalizavam com as de Atenas e Alexandria. Seu nome judaico era Saulo, e daí porque nasceu em Tarso e de uma família judaica da dispersão, era conhecido como Saulo de Tarso.



A formação cultural de Paulo: Tinha uma filosofia de vida pessoal que o tornava maior que os filósofos de sua época (Atos 17.18 e vs). Foi instruído aos pés de um dos maiores mestres de sua época: Gamaliel (Atos 22.3), Saulo pertencia ao partido religioso mais conceituado do judaísmo: os fariseus (Filipenses 3.5).


Não obstante toda a sua formação cultural a sua conversão foi um verdadeiro milagre, foi uma transformação grandiosa e maravilhosa (!!!), uma mudança tão radical, que ele passou de principal dos pecadores (I Timóteo 1.15), ao maior expoente do cristianismo depois de Cristo.


O encontro com Jesus mudou completamente a sua maneira de pensar e de agir, a partir dali ele não seria mais perseguidor da Igreja mais passaria a ser perseguido por amor ao evangelho. Era difícil até mesmo para os discípulos acreditar na sua conversão (Atos 9.21), mas ela foi real.


Uma definição mais simples do que é conversão é: abandonar o pecado e aproximar-se de Deus, e foi isto o que Paulo fez (Atos 3.19). A partir dali sua vida foi dedicada totalmente a Deus: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim (Gálatas 2.20)”.


Na sua carta aos romanos vemos que a sua vocação não foi humana e sim divina (Romanos 1.1), vemos quando o próprio Cristo revela a sua vontade na vida do apóstolo “Disse-lhe, porém, o Senhor: vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel”.


As últimas palavras de Paulo são a prova do seu amor, da sua abnegação, da sua lealdade e o sentimento de que durante todo o seu ministério ele entregou-se totalmente a causa de seu mestre, e agora não seria diferente.


Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda (II Timóteo 4.7-8)”.   






P.S.: Quer ver os outros comentários do irmão Carlos para esse blog? Acesse:






http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/10/o-comentarista-dessa-segunda-licao-e-o.html [A Oração no Antigo Testamento]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/09/licao-11-o-dom-ministerial-e-dom-de.html [O Dom Ministerial e o Dom de Profecia]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/08/licao-7-os-falsos-profetas.html[Os Falsos Profetas]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/06/licao-12-opcao-pelo-povo-de-deus.html [A Opção pelo Povo de Deus]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/05/licao-5-o-poder-da-intercessao.html [O poder da Intercessão]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/02/6-licao-o-ministerio-da-reconciliacao.html [O Ministério da Reconciliação]


http://ebdpereira1.blogspot.com/2010/03/licao-11-caracteristicas-de-um.html [Características de um Autêntico Líder]

Comentários