Pesquisa

Lição 2ª - Nomes e símbolos do Espírito Santo



Quem viu a programação dos comentaristas desse trimestre observou que a segunda lição seria comentada pela irmã Josefa. No entanto, infelizmente imprevistos aconteceram. O marido da nossa irmã precisou fazer uma cirurgia cardíaca e atualmente necessita de cuidados redobrados, mesmo estando, graças a Deus, melhor. Esse fato a impossibilitou de fazer o presente comentário.

Nessa semana, portanto, convidei outra pessoa para substituí-la, a jovem Franciele Gomes. Franciele é uma aluna da minha sala, notável por sua simpatia e inteligência. Ela é a segunda pessoa da sala dos jovens que posta um comentário no blog. Anteriormente Sara, antes de assumir a sala dos adolescentes, também havia comentado. Por elas expando meu elogio a toda a mocidade de nossa congregação. 

Nunca antes em Pereira Carneiro 1 houve uma geração tão bem desenvolvida intelectualmente. Brotam a todo o momento talentos que enchem nossa igreja de orgulho e de esperança que uma renovação de qualidade é possível. A juventude da nossa igreja não é mais uma aposta, tornou-se efetivamente uma realidade. Mas para quê continuar falando? Vejam vocês mesmos.



Escrito  por Franciele Gomes, aluna da sala dos jovens




QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

Ele é a terceira pessoa da santíssima Trindade e nos foi enviado pelo Deus Pai como consolador quando Jesus morreu e ressuscitando deixando a terra para ficar ao lado do Pai. Então passamos a não mais viver na carne e sim no espírito que nos guiará até a salvação, assim recebemos também o espírito de adoção de filhos, pelo qual passamos a chamar: Aba Pai!



NOMES ATRIBUÍDOS AO ESPÍRITO SANTO


1.      NOMES DO ESPÍRITO RELACIONADOS À TRINDADE:


·         Espírito de Deus
·         Espírito do Senhor
·         Espírito de Cristo
·         Espírito de seu Filho
·         Espírito de Jesus
·         Espírito do nosso Deus


2.      O CONSOLADOR

É um dos nomes mais conhecidos do Espírito Santo que é pronunciado quando Jesus revelou aos seus discípulos que deixaria a terra e eles ficaram preocupados, então Jesus falou que rogaria ao Pai e Ele vos enviaria outro consolador para ajudá-los para sempre.


3.      O ESPÍRITO DA VERDADE

O Espírito Santo nos faz enxergar o pecado, a justiça e o juízo e leva-nos a acreditar na única verdade: Jesus Cristo!

“Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir” (João 16.13).


4.      ESPÍRITO DA GRAÇA

Sem o Espírito Santo não há arrependimento, portanto não há salvação pela graça. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2.8).


5.      ESPÍRITO DE VIDA

Se não tivéssemos o Espírito Santo, estaríamos eternamente escravizados ao pecado, morreríamos em nossos delitos, mas o Senhor com o seu grande amor e sua infinita misericórdia vivificou juntamente com Cristo. “Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito” (Gálatas 5.25).


SÍMBOLOS BÍBLICOS


Ø  JESUS UTILIZOU ALGUNS SÍMBOLOS

Em suas palavras Jesus nos mostra algumas simbologias. Ele nos disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida”, “Eu sou a luz do mundo”, “Eu sou a porta”, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” ( Jo 6.35;8.12;10.9;14,6).

A bíblia também é representada por símbolos como: “Espada, lâmpada, alimento, leite e mel”.

Portanto não há outro caminho para a salvação, só a alcançaremos em seu nome e por meio dele.


OS SÍMBOLOS DE ESPÍRITO SANTO


1.      Fogo

O fogo é representado como elemento purificador na vida de quem recebe o batismo com o Espírito Santo. “Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem eu não sou digno de desata as correias das sandálias: Este vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Lucas 3.16).


2.      Água rio e Chuva

Nosso corpo necessita de água para sobreviver, nossa alma também, porém uma água diferente que nesse caso seria representado pelo Espírito Santo, para poder saciar a nossa sede espiritual. Esse exemplo é visto quando Jesus pediu que a mulher samaritana lhe desse de beber. Então falou àquela mulher que aquele que beber da água que ele der nunca mais terá sede, porque a água que ele dar se fará nele [na pessoa que a tiver] uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre” (João 7.38).


3.      Selo

A partir do momento que aceitamos Jesus como nosso único e suficiente salvador, ele nos sela com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, assim passamos a pertencer ao Senhor e ele virá buscar todo aquele que lhe pertence. O Espírito Santo testifica que somos filhos de Deus.


CONCLUSÃO

O estudo sobre o Espírito Santo nos mostra que devemos andar no Espírito para que não cumpramos os prazeres da carne, porque a carne e o Espírito opõem-se um ao outro.
Se nós somos selados com o Espírito Santo de Deus temos a garantia de salvação. Portanto temos que viver em santidade para podermos agradar ao Senhor e ao seu Espírito.  

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus” (Gálatas 5.19-21).






Comentários