Pesquisa

Lição 01ª - Quem é o Espírito Santo [?] (100ª POSTAGEM)

O nosso irmão Flávio é a pessoa que mais escreveu comentários nesse blog. O número de lições comentadas por ele chegou a 13 com essa agora. Isto significa dizer que é como se ele houvesse comentado toda uma revista. Nada mais merecido, visto ser ele um dos principais cooperadores desse projeto. Mas com certeza não é o único. Se, graças a Deus, o blog dessa igreja está tendo mais de 100 visualizações por semana, temos que em primeiro lugar dá glórias a Deus e depois agradecer a cada irmão, principalmente os professores de nossa EBD, por ter apoiado e investido nessa ideia, que se constituiu um grande sucesso como hoje se vê. 


Escrito por Flávio José Pereira, professor da classe dos senhores

INTRODUÇÃO
Nos bem sabemos quais as polêmicas tramitam em torno deste assunto, há seitas que não crêem no divino Espírito Santo como Deus. Pois nos que somos membros das Assembléias de Deus no Estado de Pernambuco temos a convicção de que a 3ª Pessoa da Trindade é o Espírito Santo, e por que não dizer no Brasil e no mundo, pois bem sabemos que esta igreja foi fundada no poder do Espírito Santo, e defenderemos esta doutrina da Trindade na qual mostra o Espírito Santo como Deus.
A tarefa dada à igreja do século XX é pregar a totalidade do Evangelho. O que necessitamos não é um evangelho diferente, mas a plenitude do evangelho conforme registrado no Novo Testamento.
Destacamos este fato, porque o Espírito Santo tem sido negligenciado do decurso dos séculos, temos a tarefa de entender de novo a Pessoa e a obra do Espírito Santo, conforme reveladas na Bíblia e experimentadas na vida da Igreja hoje. A mensagem do Evangelho pleno proclama a centralidade da obra do Espírito Santo como o Agente ativo da Trindade na revelação que Deus fez de si mesmo a sua criação.

A PNEUMATOLOGIA
A pneumatologia é o estudo da Pessoa, Obra e Ministério do Espírito Santo. Os nomes e títulos do Espírito Santo nos revelam muita coisa a respeito de quem é Deus o Espírito Santo.
Embora o nome “Espírito Santo” não ocorra no Antigo Testamento, vários títulos equivalentes são usados, o que está escrito nas Bíblias em português referente ao Espírito Santo: “o Espírito do Senhor”.
O problema teológico da personalidade do Espírito Santo gira em torno da revelação e compreensão progressivas, bem como da maneira de o leitor abordar a natureza da Bíblia. O Espírito Santo, como membro da Trindade, conforme revela o Novo Testamento, não aparece na Bíblia hebraica. Mesmo assim, o fato de a doutrina do Espírito Santo não estar plenamente revelada na Bíblia hebraica não altera a realidade da existência e obra do Espírito Santo nos tempos do Antigo Testamento.
Os símbolos oferecem quadros concretos de coisas abstratas, tais como a terceira Pessoa da Trindade. Os símbolos do Espírito Santo também são arquétipos. Em literatura, arquétipo é uma personagem, tema ou símbolo comum a várias culturas e épocas.
Em todos os lugares, o vento representa forças poderosas, porem invisíveis; a água límpida que flui representa o poder e refrigério sustentador da vida a todos os que tem sede, física ou espiritual; o fogo representa uma força purificadora como na purificação de minérios ou destruidora, frequentemente citada no juízo.
Tais símbolos representam realidades intangíveis, porém genuínas. Vários títulos [acerca] do Espírito Santo podem ser encontrados no Novo Testamento: “o Espírito de santificação” (Romanos 1.4); “o Espírito de vida” (Romanos 8.2; João 14-16).

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO
Há vários conceitos errôneos a respeito da obra do Espírito Santo. Alguns deles têm-se arraigados à religião popular e às doutrinas populares da Igreja em geral.
A religião popular é a maneira de vivermos a nossa vida diária em Cristo. É uma mistura de elementos normativos e não normativos. Os elementos normativos são doutrinas bíblicas corretas a respeito daquilo que devemos crer e praticar. Os elementos não-normativos são modos errôneos de entender doutrinas bíblicas, bem como os elementos não-bíblicos que se vêm infiltrando no ambiente cultural onde vive o cristão.
As obras do Espírito Santo no PECADOR, regenera a natureza pecaminosa do homem, convence-o dos seus delitos e pecados, leva-o ao arrependimento, a confissão e ao abandono dos mesmos, pela fé no sacrifício do filho de Deus. Deste modo, regenerado pelo Espírito, o pecador experimenta o novo nascimento, e torna-se uma nova criatura.
A obra no crente é consolar, conduzir, guiar em toda a verdade, ensinar todas as coisas e lembrar o que o Senhor ensinou, conceder poder para falar de Cristo, interceder pelos crentes em suas orações e santificar; esta é a principal tarefa do Espírito Santo nos crentes, pois sem santificação, “ninguém verá a Deus” (Hebreus 12.14).
Entendendo então as obras do Espírito Santo podemos saber que o Espírito usa a Palavra de Deus para fazer muitas das Suas obras em nós. É a Palavra de Deus que tem os ensinamentos sobre todas as coisas que Deus quer revelar ao homem (Deuteronômio 29.29).
Sendo que é a Palavra de Deus que o Espírito ensina-nos tudo, é a Palavra de Deus que Ele traz a memória. É pelas verdades da Palavra de Deus que conhecemos Cristo (João 5.39; I Coríntios 13.12; 2.12-16) e pela Palavra de Deus que o mundo é convencido do seu pecado, da justiça de Deus e do juízo (Romanos 7.7; Hebreus 1.1).
Em (I João 4.1-3) [diz que] temos que provar os espíritos. Podemos provar por qual maneira? Pela Palavra de Deus é claro. É pela Palavra de Deus que sabemos exatamente o que [é] a obra do Espírito Santo. Qualquer coisa que não é conforme a Palavra de Deus, não é do Espírito Santo de Deus.
Mesmo que sabemos quais são as obras do Espírito Santo, deve ser claro que o Espírito Santo não pode ser limitado a fazer a sua obra em maneiras que são sempre visíveis e entendidas pelo homem mesmo que as suas obras [estejam] sempre em concordância com a Palavra de Deus.
 Jesus disse ao Nicodemos que a operação do Espírito é como o vento que “assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai” (João 3.8). Mesmo que podemos definir várias obras e maneiras do Espírito, sempre temos que entender que o Espírito é Deus, e, portanto, além [dos] limites.
O Espírito Santo ministra a nós segundo a sua vontade e entre as suas obras pela Palavra de Deus. Se estiveres querendo ter a operação do Espírito Santo na sua vida, seja um fazedor da Palavra de Deus, pois é por ela que Ele opera.

CONCLUSÃO
A Assembléia de Deus foi sem sombra de duvidas fundada pelo poder do Espírito Santo, quem conhece a sua história sabe disto. Então eu sou um pequeno fragmento desta obra visionária do Santo Espírito de Deus.
Nestes últimos dias da Igreja na terra temos o dever de unirmos a nossa atenção para o Espírito Santo de Deus, pois os dias são maus. E a igreja está sobre ameaça de uma perseguição, e sem a ajuda do Santo Espírito não vamos vencer.
E através dEle vamos ver o comprimento da profecia de Joel: “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito” (Jl 2.28,29).
O Espírito de Deus vai operar na vida dos crentes nos últimos dias como no começo da igreja na terra, com muito poder. Fico aqui com este comentário, que os irmãos possam tirar proveito, Deus abençoe os irmãos.


Quer ver outros comentários do nosso irmão Flávio? Acesse: 




Comentários