Pesquisa

Lição 3ª - O que é Batismo com o Espírito Santo

É com imensa alegria que mais uma vez contamos com um comentário do nosso irmão Carlos. Esse é o primeiro comentário de Carlos como professor da classe das senhoras. Que ele tenha o mesmo sucesso que teve em nossa classe, onde se destacou como um dos grandes professores que a nossa Escola Dominical possui e um ótimo companheiro de ensino. 



Escrito por Carlos Antonio de Souza, professor da classe das senhoras


Introdução:


Não podemos negar, que a Bíblia fala sobre a ação e um derramamento poderoso do Espírito de Deus nestes últimos dias. “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões” (Joel 2.28 ).


Observamos aqui, que Deus está fazendo uma promessa e ao mesmo tempo está revelando uma maneira diferente de operação do seu Espírito! Devemos lembrar que no Antigo Testamento o Espírito de Deus era outorgado a certos líderes escolhidos, como profetas, reis e sacerdotes; mas agora o próprio Deus está dizendo que derramaria o seu Espírito sobre toda a carne!


Não haveria mais distinção de sexo, idade, classe social ou posição. Porém o batismo com o Espírito Santo é visto de uma maneira clara apenas no Novo Testamento, o termo espírito Santo aparece apenas cerca de três vezes no Antigo Testamento, ao passo que no Novo Testamento aparece cerca de oitenta e seis vezes.



O batismo com o Espírito Santo é um batismo de poder prometido por Deus no Antigo Testamento e cumprido no dia de Pentecostes (Atos 2.17,18). O batismo com o Espírito Santo tem causado ao longo da história da igreja algumas controvérsias, alguns crêem que os fatos ocorridos em Atos, são fatos históricos que ficaram apenas para aquela época, creio, porém, que como disse o apóstolo Pedro: “A promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus chamar" [Atos 2.39, negrito ausente no original].


O batismo com o Espírito Santo também é diferente da obra de santificação e da salvação. Quando nós nos convertemos de coração ao senhor Jesus, o Espírito Santo passa habitar em nós e a fazer morada (João 14.17). A partir daí nós somos purificados e a nossa alma é lavada pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito santo (Tito 3.5).


Portanto, batismo com Espírito Santo não é a regeneração, ou o novo nascimento, como muitos pensam. O batismo com o Espírito Santo está ligado a um poder sobrenatural que capacita a Igreja a testemunhar de Cristo, com ousadia e poder (dunamis em grego) (Atos 1.8).


O falar em línguas (glossolalia [do grego: glosso: língua + lalia: falar em língua]), foi nos tempos apostólicos e ainda é a principal evidência do batismo no Espírito Santo (Atos 2.4, Atos 10.45,46).


Quero encerrar este breve comentário com as palavras do Senhor Jesus: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder" [Lucas 24.49, negrito ausente no original] Amém!!!.

Comentários