Pesquisa

Lição 7ª - Os Dons de Poder



Gostaria de antecipadamente pedir desculpas por postar esse comentário apenas agora. Novamente passamos por problemas técnicos, dessa vez com o site editor do blog. 


Depois de algum tempo afastado do nosso blog por causa do nascimento de seu filho o nosso irmão Manassés volta a nos dar a alegria de lermos os seus comentários da lição. Vou admitir aqui para vocês que admiro muito os comentários do nosso apresentador e radialista, pois, mesmo quando ele pretende escrever de uma maneira a não levantar polêmicas, ele consegue construir um texto interessante ao mesmo tempo em que instiga-nos ao debate. Esse texto mesmo que vocês vão ler abaixo fez com que eu refletisse muito, e gerou em mim muitas questões. Lamento que nesse domingo não poderei ir à EBD, mas quando eu o encontrar quero conversar com ele sobre esse texto.


P.S.: Eu tive a liberdade de solicitar ao nosso irmão Manassés o uso de uma das fotos que ele publicou na internet do seu filho recém-nascido para postar nesse blog para quem ainda não viu a criança e que deseja se alegrar com o nosso irmão. Manassés gentilmente permitiu e aqui vai a foto do futuro comunicador evangélico:







Escrito por Manassés Almeida, professor da classe dos senhores


OS DONS DE PODER

Texto áureo: Atos 8.6

Leitura em classe: Atos 8.5-8; I Coríntios 12.4-10

Os Dons espirituais são poderes ou graças que o Espírito Santo confere a certos crentes em benefício da igreja. A natureza desses dons e o modo do seu reto exercício são tratados em Romanos 12 e I Coríntios 12 a 14.


O DOM DA FÉ

A fé implica em uma disposição de alma para confiar noutra pessoa. A fé nos evangelhos é uma das palavras mais comuns e mais características do N.T. A sua significação varia um pouco, mas todas as variedades se aproximam muito. No seu mais simples emprego mostra a confiança de alguém que, diretamente, ou de outra sorte, está em contato com Jesus por meio da palavra proferida, ou da promessa feita.

As palavras ou promessas de Jesus estão sempre, ou quase sempre, em determinada relação com a obra e palavra de Deus. Neste sentido a fé é uma confiança na obra, e na palavra de Deus ou de Cristo. Esta fé citada principalmente nos evangelhos, pelo menos naquele tempo, implicava nos discípulos a confiança de que haviam de realizar a obra para a qual Cristo lhes deu poder; é a FÉ QUE OBRA MARAVILHAS! GLÓRIA!


DEFINIÇÕES DE FÉ

Fé natural: O homem nasce com ela. É natural a todo ser humano, um exemplo prático dessa fé é alguém pegar um ônibus e confiar que irá ao seu destino.

Fé salvadora: É aquela que é gerada no homem ao ouvir e crer no evangelho

“Ora a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus” (Romanos 10.17).


O DOM DA FÉ

É uma capacidade sobrenatural concedida pelo Espírito Santo ao homem, de crer no impossível. É realizado através desse dom proezas tal como no A.T


OS DONS DE CURAR 

Creio nas manifestações miraculosas descritas tanto no Velho como no Novo Testamento, falo isso porque ao dividirmos TEOLOGICAMENTE as eras como a era do Pai no A.T., a era do Filho na implantação da Graça e na era do Espírito Santo na manutenção dessa Graça através do corpo místico de Cristo na terra, ou seja, a igreja.

Muitos acreditam que essas manifestações são apenas concedidas a igreja, no entanto já havia uma capacitação sobrenatural concedida aos homens pelo Espírito de Deus, é só olhar para Abraão, Elias, Noé, e muitos homens que naturalmente não teriam esse grau de confiança em Deus se não fossem capacitados de forma sobrenatural!

Digo isto, pois, creio nas manifestações desses dons não só no N.T, mas também no A.T

Sim, Deus é livre para manifestar seu poder independente das eras ou circunstâncias! Falar dos dons apenas no N.T é esquecer-se das manifestações miraculosas que os homens de Deus operaram no A.T. Ora, na Nova Aliança ouve apenas uma graça maior, ou seja, esses dons agora podem ser alcançados por todos aqueles que busquem com zelo os dons espirituais como disse Paulo.

Nos dias de hoje principalmente a igreja precisa evidenciar os dons, pois através dessas manifestações muitos crêem e são salvos! Devemos também entender que o Deus que cura nem sempre cura! Sim! Mas o Deus que salva, sempre está pronto para salvar. Ora, Paulo tinha o Dom de curar, no entanto, não ficou livre de sua doença (um “espinho” na carne, ou como ele mesmo dizia: um enviado do diabo!) e passou uma receita para Timóteo:

Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. 1 Timóteo 5:23

Isto evidencia a autoridade e soberania de Deus para a manifestação desses dons.


O DOM DE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS

Esse dom capacita o homem a manifestar o sobrenatural de Deus, através de sinais além do natural! Na Bíblia há inúmeros exemplos desse dom, tanto no A.T. como no N.T. principalmente no livro doa Atos dos Apóstolos.


CONCLUSÃO

O apóstolo Paulo em sua primeira carta aos coríntios no capítulo 12 nos fala acerca dos dons espirituais, no capítulo 13 fala da excelência do amor e no capítulo 14  continua falando sobre o dom de línguas e profecia. Entendo que para exercer os dons espirituais o homem deve acima de tudo amar, sim, Paulo diz que sem amor nada, nada, nada lhe aproveitaria!

Nem mesmo se o seu corpo fosse queimado em favor dos outros, se não tiver amor nada seria! Me permitam a comparação: Paulo faz um “sanduíche” falando sobre os dons, ou seja, inicia no cap.12 falando dos dons, no meio recheado fala de amor no cap. 13 e termina com o capítulo 14 falando de dons! É. Tem que ter amor para ser usado por Deus! Não adianta ter obras como a igreja de Éfeso esquecendo-se do principal que é o AMOR!


QUER LER MAIS COMENTÁRIOS DO NOSSO IRMÃO MANASSÉS? ACESSE:








Comentários