Pesquisa

Lição 9ª - A Pureza do Movimento Pentecostal



Novamente estamos tendo a imensa alegria de contar com o comentário do dirigente de nossa Escola Dominical em Pereira Carneiro 1, o nosso irmão Gilvan Gomes. O nosso diácono é a meu ver  um dos professores mais didáticos que eu já conheci. E ser didático é uma virtude muito importante para todo aquele que deseja lecionar, principalmente em se falando de um magistério eclesiástico. Todo os seus comentários são muito ricos em ensino. Como esse agora. Então bons estudos na Graça do nosso Senhor Jesus.




Escrito por Gilvan Gomes, dirigente da Escola Dominical em Pereira Carneiro 1
  



A PUREZA DO MOVIMENTO PENTECOSTAL


Novamente vos saúdo com a paz do Senhor.


Queridos, quanto a este tema vale lembrar que o nosso professor Ezequiel já nos trouxe uma palhinha quando da apresentação do assunto do trimestre, agora iremos apenas acrescentar algo mais.



INTRODUÇÃO


Quando nos deparamos com este tema, somos também convidados a destacar as seguintes palavras. Que encontramos nesta lição: "Genuíno e Autêntico", palavras estas que apontam para algo sem mistura, original, verdadeiro e que serve como modelo.


I. Onde, quando e como aconteceu o Pentecostes?


- Onde?

Cidade de Jerusalém (Atos 1.8)


- Quando?

No último dia da festa das Semanas, como também era conhecida esta festa, ou das Colheitas (Números 28.26).


- Como aconteceu?

Estavam todos reunidos num mesmo lugar (Atos 2.1-4).



Quando usamos a expressão Igreja Pentecostal não estamos nos referindo a nenhuma denominação, e sim à sua origem (Atos 2). Pois ali estava o principal modelo de Igreja, apesar de recém-nascida tinha uma meta a alcançar: "todas as nações" (Atos1.8).


Jesus não escolheu coincidentemente o último dia da festa simplesmente para impressionar os judeus da diáspora, e sim porque queria que eles também fossem impactados pela mensagem da cruz (Atos 2.7-8); e o movimento pentecostal, cuja a própria expressão sugere "ação" e a continuidade do “mover” do Espírito Santo ao longo de todos esses séculos, até o tempo presente.




II – O pentecostalismo e o tempo


Se alguém pensa que o derramamento do Espírito Santo ficou restrito ocasionalmente aquele dia está precisando ler todo o livro de Atos dos Apóstolos que na verdade podemos até chamá-lo de Atos do Espírito Santo. Ora, afinal é Ele quem convence o homem do pecado, do juízo e da justiça de Deus, é Ele que cura enfermidades e também batiza o homem e concede-lhe dons (Atos 19.6).


Jamais o tempo, o homem ou o próprio Satanás poderá apagar esta chama, pois não se trata de algo criado pela vontade do homem, se assim o fosse de modo algum resistiria às perseguições, às mortes e até ao período da Inquisição, onde houve uma matança indiscriminada de cristãos.


Há inúmeros registros de grandes avivamentos ao longo da história da igreja.


Citaremos os mais conhecidos:


- No século 20 – na rua Azuza, em Los Angeles, California em 1906.

- Século 19 – na Suécia, em 1858 

- Ainda no início do século 20  – nos EUA, nos anos de 1903-1905


Amados, o pentecostalismo estará presente até os últimos instantes da igreja aqui na terra.



III - O verdadeiro pentecostalismo.


A principal característica do pentecostalismo está no fato de que [os pentecostais] prezam (estimam) à Bíblia, uma vez que é por meio dela que se avalia toda e qualquer manifestação espiritual (II Timóteo 3.16).


Os verdadeiros pentecostais assumem ainda essas características:


- Prezam pela sã doutrina (Atos 2.42)


- Crêem na atualidade do batismo e dos dons espirituais (Atos 2.39)


-Cumprem a grande Comissão (Marcos 16.15-20)


-Comprometem-se com a santidade (Hebreus 12.14)




CONCLUSÃO


Disse-me um adventista que só cria no pentecostes se fosse com idiomas compreensíveis aos homens. Mostrei-lhe pela Biblia que não podemos em hipótese alguma limitar a ação do Espírito Santo (I Coríntios 14.2,4).


É verdade que ao longo dos séculos surgiram muitos falsos movimentos pentecostais, porém o verdadeiro sempre se destaca do falso. Pois o Espírito Santo não deixa ninguém confuso.




O IRMÃO GILVAN GOMES JÁ COMENTOU OUTRAS LIÇÕES NESSE BLOG. 
REVEJA SEUS COMENTÁRIOS ANTERIORES. ACESSE:


A Importância dos Dons Espirituais





Comentários