Pesquisa

Lição 13 - Aviva, ó Senhor, a Tua Obra!

Dessa vez teremos a estreia de uma comentarista novata no blog. Trata-se da professora da classe dos jovens: Charlene Albuquerque. Que vocês sejam ricamente abençoados com esse comentário.




P.S.: A irmã Charlene não disponibilizou nenhuma foto sua para colocarmos aqui.









Escrito por Charlene Albuquerque, professora da classe dos jovens





Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão. E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém (II Timóteo 4.16-18).



Paulo homem separado por Deus, conhecido como apostolo dos gentios. Ao escrever esta carta a Timóteo, ciente daquilo que estava por vim, pois estava preso em Roma, prestes a ser executado pelo evangelho (II Timóteo 4.6-7).


Certa vez ele disse aos anciões da igreja: E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus (Atos dos Apóstolos 20.22-24).



Estando ele em Mileto nos versículos 13-16  do capítulo 20 de Atos detalha de ilha em ilha até chegar em Mileto, que ficava a 48 Km ao sul de Éfeso, foi onde iniciou a 3ª viagem missionária de Paulo.







Estando ele ensinando por espaço de dois anos na sinagoga, depois na escola de Tirano, o evangelho se espalhou dali para toda província, uma cidade onde a idolatria predominava, pois ali havia santuários e o principal era o grande templo de Ártemis (Diana para os romanos). Chegando nesta cidade perguntou aos discípulos que ali estavam se eles haviam recebidos o Espírito Santo e eles responderam que não haviam ouvido ainda, pois eles eram batizados [apenas] no batismo de João.



E quanto Paulo fala sobre Jesus Cristo, e com imposição de suas mãos foram eles batizados, falavam línguas e profetizavam, e ao todo foram uns doze homens. Eles vivenciaram as coisas extraordinárias que ali aconteciam através de Paulo.



E Deus pela mão de Paulo fez maravilhas extraordinárias. De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saiam (Atos19.11-12).



Uma igreja que a principio nem haviam ouvido falar acerca do espírito santo, mas creram na pregação de Paulo e foram impactados com este poder, e o evangelho foi anunciado por toda província da Ásia. Este é para mim o verdadeiro avivamento.



O avivamento não se limita em apenas um milagre, mas tem base na pregação do evangelho, pois haverá alegria no céu por um pecador que se arrepender (Lucas 15.7).



A manifestação dos dons que estavam em Paulo, não só em Paulo [, mas] também em Pedro que com sua sombra [enfermos] eram curados (Atos 5.15), como também nos diáconos Filipe e Estevão. Homens que renunciaram sua vida por amor ao Evangelho e marcaram a história do cristianismo. Estando eles cientes de que haviam de padecer por Cristo, mas eles regozijavam por terem sido julgados de dignos e padecer a afronta pelo nome de Jesus (Atos 5.41).



Comparando em nossos dias – de que forma posso falar [?] – que infelizmente não vemos tais obras como nos tempos primitivos, se tais coisas são reservadas para nós e Deus não mudou?



Se analisarmos a grandeza de um sublime Deus, que fez o mundo em sete dias e nós somos obras primas suas e que deles somos, Ele é capaz de todas as coisas, pois para ele nada é impossível. Estamos negligenciando aquilo que [é o] nosso dever, que os cristãos de Éfeso vivenciaram grande avivamento, quando Paulo escreve a carta para os efésios ele estava preso.



Uma igreja que [era] em sua maioria [de] homens gentílicos, ele relembra no momento em que esteve em sua viagem missionária (Efésios 1.13). No versículo 16 [Efésios 1] ele dar graças a Deus por eles, pois eram uma igreja que tinha Fé no Senhor Jesus e o amor que com eles tinham com os santos (no versículo 15).



E mostra a eles o amor de Deus para com eles dizendo: que pela graça sois salvo (Efésios 2.4-5). Rogando-lhe que permanece na vocação que foram chamados (Efésios 4.1-2). Mas ao passarem alguns anos aquela igreja durante o reinado de Domiciano (81-96 d.C) [imperador romano, imagem ao lado], por causa da perseguição, onde muitos cristãos foram mortos e outros aprisionados, Paulo já tinha sido morto (ele foi decapitado).



Deus manda que João escreva para as sete igrejas da Ásia, a de Éfeso era a primeira carta, estando João [o evangelista, apóstolo] exilado em Patmos. Em Apocalipse 2.3-5 diz: E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.



Deus usa de misericórdia os chamando para o primeiro amor. Aquele amor que creu no batismo, o qual eles ainda não tinham ouvido entre os cristãos, como Paulo os havia pedido para que permanecessem.



Eles haviam deixado aquilo que Deus agrada-se, que [é] o amá-lo em primeiro lugar. E quantas vezes eu falo de mim mesmo, amo mais daquilo que pereci, das coisas que se vão, enquanto Ele está sempre convidando para uma comunhão profunda com Ele, às vezes com ouvidos tampados e ocupada demais para Ele.



Mas como ele é longânime e grande em benignidade, assim como chamou os cristãos de Éfeso dando-lhes a oportunidade de retornarem ao principal, ele também nos dá. Que passemos a vivenciar esta experiência, que marque como marcou aquele tempo.



Como disse o profeta em Habacuque 3.2: “Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia”. Habacuque viu o juízo de Deus que estava por vir ao povo, ele reconheceu o quanto dependia de um despertamento e ele não perdeu a oportunidade de clamar a Deus pela Sua misericórdia.


Há um hino que diz assim:

- quero voltar ao inicio de tudo encontrar-me contigo Senhor, quero rever meus conceitos e valores, eu quero reconstruir, vou regressar ao caminho rever as primeiras obras Senhor, eu me arrependo Senhor, me arrependo Senhor...
- eu quero voltar ao primeiro amor eu quero voltar a Deus.



A cruz de Cristo não é só pra trazer o pecador ao arrependimento, mas também para trazer-nos à consciência do preço pago por nós. Nós não somos dignos e Ele nos deu de o Seu infinito amor, tão grande que não há medição. Então ele mostrou com sua própria vida, sem merecermos esse inexplicável amor, e vivenciá-lo... Sabendo que se sofrermos por alguma coisa ele primeiro sofreu por nós.





Comentários