Pesquisa

Lição 11ª - Uma Igreja Autenticamente Pentecostal

É com alegria que estamos contando com mais um comentário do nosso irmão Carlos. Espero que todos sejam espiritualmente enriquecidos com esse comentário.



Escrito por Carlos Antonio de Souza, professor da classe das senhoras



Uma Igreja Autenticamente Pentecostal


Texto Áureo


Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mateus 28.19).



INTRODUÇÃO: Posso afirmar com toda segurança que a Igreja universal e invisível não é um projeto humano e sim divino. A igreja, portanto, é um organismo vivo e ativo porque o seu dono  morreu, mas ressuscitou (Apocalipse 1.18).


Muitos não entendem o grande mistério entre Cristo e a sua Igreja (Efésios 5.32), e dizem: como podem doze homens, muitos dos quais de origem simples, influenciarem toda uma geração e espalharem esta chama em todo o mundo?


O segredo é que estes homens viveram e foram discípulos (aprendizes) do maior mestre de todos os tempos! Jesus, o nazareno. O apóstolo João registrou o que disseram alguns acerca do seu ensino: “Nunca homem algum falou assim como este homem” (João 7.46).   


A Igreja, que começou com doze homens, logo passou a cento e vinte no Pentecostes, depois a três mil almas, e assim sucessivamente. Sim a semente de Abraão frutificou como as estrelas do Céu (Gênesis 15.5).


Deus prometeu abençoar todas as nações da terra através de Abraão (Gênesis 12.3) e Paulo depois confirmou isto em sua epístola aos gálatas (Gálatas 3.8).


Assim como [em] Abraão, Deus, através de uma igreja autêntica e verdadeira, que não tolera pecado e que crê nas manifestações e dons do Espírito Santo, deseja cumprir a sua principal missão, a evangelização e discipulado dos homens perdidos.


Deus quer que cumpramos o seu grande “ide” (Mateus 28.19-20). Devemos seguir o exemplo da Igreja Primitiva, que primava pelo ensino ortodoxo das Escrituras (Atos 2.42), tinha uma profunda comunhão uns com os outros e cuidava também das necessidades sociais de seus congregados.


Uma igreja verdadeiramente pentecostal não é aquela que apenas fala muitas línguas estranhas e negligencia as suas viúvas (Atos 6.1) e os necessitados; lembremos das palavras de Cristo, através de Paulo, (Atos 20.35; Gálatas 6.10).


Muitas vezes penso nas palavras que o Senhor Jesus disse àquelas igrejas da Ásia, principalmente Éfeso: (Apocalipse 2.4) e Laodicéia: (Apocalipse 3.16), todavia, precisamos lutar contra toda e qualquer tipo de frieza espiritual (Mateus 24.12).


Apesar de toda oposição contra a Igreja, o Senhor Jesus nos dá o seu consolo e a sua promessa gloriosa: “[...] as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16.18). Amém! 


VEJA OUTROS COMENTÁRIOS DO NOSSO IRMÃO CARLOS:


O que é batismo com Espírito Santo








         



Comentários