Pesquisa

LIÇÃO 1ª - O Projeto Original do Reino de Deus





BEM, MEUS QUERIDOS IRMÃOS, ESTOU COMO COOPERADOR DE PUBLICAÇÃO DO NOSSO BLOG, ESPERO A COOPERAÇÃO DOS IRMÃOS NA ENTREGA DOS VOSSOS COMENTÁRIOS NO MEU E-MAIL (flavio1969@bol.com.br)








COMENTÁRIO DA LIÇÃO


INTRODUÇÃO


Eu tenho dúvidas se os crentes sabem do plano de Deus para suas vidas, pelo comportamento de muitos que procuram a Deus por outros motivos que não a salvação.


O plano foi preparado muito antes da construção do universo, vemos os primeiros sinais do plano de Deus em Gênesis, quando Deus castiga o homem pelo seu erro. Ele falou que da árvore do conhecimento do bem e do mal não comesse, se comesse certamente morreria. Mesmo assim Deus começa a mostrar a sua misericórdia. Em Gênesis 3.10-21 ele [Adão] disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?


No suor do teu rosto comeras o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado: porquanto és pó, e em pó te tornarás, e chamou a Adão o nome de sua mulher, Eva; porquanto ela era a mãe de todos os viventes. E fez o Senhor Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. Foi este cuidado de Deus com o homem que nos revela o seu amor eterno pela criação.

O PROJETO


Geralmente nós pobres mortais só planejamos quando identificamos um problema, só porque nós não somos oniscientes, mas Deus na sua onisciência viu a nossa falha. E tomou a decisão do resgate.


Os propósitos de Deus não podem ser separados da sua criação. Deus criou o Universo objetivando comunhão eterna com a humanidade. Os escritores sagrados, de forma inequívoca, atribuem à criação (tudo que existe e “não é Deus”) ao Deus trino e uno. Sendo Deus Criador, somente Ele merece nosso reverente temor e adoração.


O fato de que o mesmo Deus está agora sustentando o Universo oferece-nos confiança durante as provações da vida. Além disso, a cosmovisão bíblica (à luz criacionista) firma que a criação física é basicamente ordeira tornando possível a ciência e benéfica á existência humana. Além disso, os seres humanos são “bons” quando em relacionamento com Deus.


E, finalmente, a totalidade da criação está avançando na direção do clímax redentor em Jesus Cristo, nos “novos céus e nova terra”. A obra salvífica de Cristo é a coluna central no templo da redenção divina. É o sustentáculo que carrega a maior parte do peso, sem o qual a estrutura jamais poderia ter sido completada.


Podemos compará-la também ao eixo em torno do qual gira toda a atividade de Deus na revelação. É a obra que fornece uma cabeça ao corpo, um antítipo ao tipo, uma substância às sombras e prefigurações. Tais afirmações em nada diminuem a importância do que Deus fez em favor do seu povo, segundo a aliança do A.T, e às nações em redor.


Para os estudiosos das Escrituras, permanece sua incalculável relevância, refletindo o pensamento de Hebreus 1.1: “Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho”.


Deus falou de modo infalível e relevante no passado, mas não pela última vez. Sua derradeira palavra só chegou com a vinda de seu Filho, o próprio Cristo falou que esteve com o patriarca Abraão. E Deus falou a um homem a criatura, não que Abraão fosse só especial, mais representava a criação em si bendita (Gênesis 22.18): “E em tua semente serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz”.


Em João 3.16, vemos uma declaração de amor eterno do próprio Deus a humanidade “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Podemos dizer que Ele o próprio Deus humanizado falou do seu coração.

Mas posso dizer que há muitas pessoas que não estão preocupadas com este Reino, mas com a sua situação nesta terra amaldiçoada. [Dizem eles em seus corações:] “Temos apenas uma chance em toda a nossa vida; portanto, agarremo-nos a ela com todo o entusiasmo que pudemos ter."


É isto tudo o que há? Como cristão, estou perdendo alguma coisa valiosa? Há alguns prazeres neste mundo que eu não possuo? Se isto for tudo o que espero, então, como disse Paulo, sou o mais infeliz de todos os homens (I Coríntios 15.19): “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”. 


Mas, há uma outra forma de olharmos a vida sob o sol. Esta nem é a "vida" verdadeira. Esta é apenas um breve período de experiência, para comprovar se eu posso ter o privilégio de viver no céu, com o próprio Deus, por toda a eternidade.


Jesus antecipou-se em preparar mansões para os que passarem na prova João 14:1-3: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito: Vou preparar-vos lugar. E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.




CONCLUSÃO




Ainda que eu viva noventa anos ou mais aqui, este é apenas um prazo curto, comparado com a totalidade das coisas. "Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa" (Tiago 4.13-15).

Abraão teve esta visão da vida na terra. Eis porque pôde deixar seu lar e sua parentela e ir para uma terra que Deus lhe indicaria. Estava buscando uma cidade cujo arquiteto e edificador é Deus (Hebreus 11. 8-10).


Eis porque Moisés pôde abandonar a honra de ser chamado o filho da filha do Faraó. Ele pôde ver que as riquezas que Deus oferece aos justos, como recompensa, são muito maiores do que quaisquer breves prazeres que o pecado pode oferecer aqui neste mundo (Hebreus 11.24-26).


Eis porque Paulo pôde rejubilar-se em uma prisão romana, enfrentando a morte por sua fé em Cristo. Ele era humano. Não queria a dor do sofrimento, mas viu uma coroa guardada para ele, fazendo com que qualquer sofrimento atual parecesse ser apenas momentâneo (II Timóteo 4:6-8).

Comentários