Pesquisa

Lição 9ª - Preservando a Identidade da Igreja


Realmente é muito difícil você se dividir em várias ocupações e ser eficiente e comprometido com todas elas. Manassés conseguiu isso. Manassés é radialista, apresentador de televisão, esposo, pai, estudante e ainda professor de Escola Dominical. E é admirável que ele ainda esteja participando como comentarista desse blog.

Para vocês terem uma ideia, ele mandou esse comentário ontem (24/08), às 23h40min, para o meu e-mail e o de Flávio e ainda dizendo que iria estudar para a faculdade. E o que me deixa contente é o comentário não é “meia-boca”, não. Dessa forma eu só tenho a agradecer ao nosso irmão e dizer que me sinto muito feliz com atitudes como essa. Deus continue o abençoado.

Espero que vocês aproveitem esse comentário.





Escrito por Manassés Almeida, professor da classe dos senhores




PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA


LEITURA: Atos 25.25-32


TEXTO ÁUREO: “Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” (II Coríntios 11.3)



IGREJA

A palavra igreja vem do grego ekklesia, que tem origem em kaleo ("chamo” ou “convosco").


Na literatura secular, ekklesia referia-se a uma assembléia de pessoas, mas no Novo Testamento (NT) a palavra tem sentido mais especializado.


A literatura secular podia usar a apalavra ekklesia para denotar um levante, um comício, uma orgia ou uma reunião para qualquer outra finalidade. Mas o NT emprega ekklesia com referência à reunião de crentes cristãos para adorar a Cristo.


A igreja teve seu início em Jerusalém, no final da festa de Pentecostes, onde comumente se diz: “a inaugurarão da igreja” daí em diante os seguidores de Jesus passariam a “andar com as próprias pernas” e ser TESTEMUNHAS DE JESUS NA TERRA, o que foi levado até as últimas conseqüências pela igreja primitiva, que exalava o perfume de um ex-defunto ressurreto, chamado Jesus de Nazaré!


O qual lhes pediu: “Ide por todo o mundo pregai o evangelho a toda criatura...” esta IGREJA é a representação do corpo de Cristo, todos aqueles que a ela se agregam são chamados corpo de Cristo, do qual Ele é a cabeça.




CARACTERÍSTICAS DA IGREJA


1-Tem por principal objetivo ganhar almas para o reino de Deus.

2-Cuidar dos que a ela se agregam.

3-Cultivar o amor e a comunhão em todos os âmbitos da vida.

4-Demonstrar ao mundo a diferença dos que servem a Cristo.

5-Desenvolver seu papel social.

6-Fazer discípulos.

7-Ser sal da terra e luz do mundo


Existem com certeza outras grandes características na igreja do Senhor, porém para não ser longo, resumi nestes conceitos o papel da igreja de Cristo aqui na terra.



PERIGOS QUE AMEAÇAM A IGREJA


Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.(Mt.24.5)


Seria bom você ler todo o capítulo de Mateus 24, pois ali, Jesus retrata bem o que nos espera no futuro, e [o que] já estamos vivendo no presente!


Em Apocalípse, Jesus manda carta às sete igrejas da Ásia, cada uma com seus problemas e dificuldades; exceto pela excelência de Filadélfia, todas as outras tinham pontos negativos, mas, a que retrata melhor os nossos dias é a igreja de Laudicéia!


FRIA, CEGA, NUA, POBRE (ESPIRITUALMENTE) e MISERÁVEL!  E Jesus estava do lado de fora! (Apocalipse 3.15-17).


Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu”.





CONCLUSÃO


Jesus nos chamou para sermos IGREJA, chamados para fora do mundo de pecado! E mais do que nunca nesses últimos dias, precisamos nos parecer com o dono da igreja, que não é o homem mas, o Deus todo poderoso!


Que possamos ter mais amor, comunhão, fraternidade, dentre outras características que nos faz ser igreja do Senhor, preservando o bom cheiro de Cristo numa sociedade cada vez mais afundada na lama do pecado, na corrupção dos nossos governantes, da falta de amor com o próximo.


Precisamos urgentemente resgatar a verdadeira identidade da igreja primitiva! Amém!



QUER LER MAIS COMENTÁRIOS DO NOSSO IRMÃO MANASSÉS? ACESSE:









2 comentários

ALTAR DE DEUS em 27 de agosto de 2011 às 12:59

Obrigao Ezequiel pelas palavras!

Ezequiel Carvalho em 27 de agosto de 2011 às 19:40

Manassés, você as mereceu, amigo.